- Diaframa = Anel flexível, côncavo, coberto de borracha, colocado pela mulher no interior da vagina, tampando o colo do útero. Seu uso é associado ao creme espermicida. Não evita DST.
- DIU = Colocado por um médico no interior do útero. É pequeno e feito de cobre ou plástico. Aconselhável para mulheres que já tiveram filho. Não evita DST.
- Pílula = Método seguro se tomado corretamente. O primeiro comprimido deve ser tomado no primeiro dia do ciclo menstrual e, daí para frente, um por dia até acabar a cartela. Espera-se 7 dias e inicia-se uma nova cartela. Nestes 7 dias de espera, ocorre a menstruação. Tal método não previne DST.
- Preservativo/Camisinha = Excelente método contraceptivo por evitar gravidez indesejada e DST. É encontrada em qualquer lugar, fácil de ser colocada, resistente e flexível.
- Contraceptivo de emergência = Utilizado pelas mulheres que desejam evitar a gravidez numa situação em que a camisinha estourou, se foi forçada ao sexo ou se o método desejado falhou. Esse método, para ser eficaz, deve ser utilizado até, no máximo, 3 dias depois da relação sexual, mas quanto antes, melhor. Não deve ser utilizado regularmente ou substituído por outros métodos, mas somente em situação de emergência.
FONTE: Secretaria Municipal de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário