domingo, 10 de abril de 2011

DST

Quer dizer doenças sexualmente transmissíveis. Causadas por vários tipos de microorganismos, principalmente vírus e bactérias. Qualquer pessoa que teve ou tem algum tipo de contato sexual sem camisinha com alguém que esteja infectado pode ter DST. A maioria é tratável, e quanto mais cedo forem diagnosticadas, melhor. Isso vale para homens e mulheres. É preciso que conte para as pessoas com quem você transou, para que elas possam também procurar o médico e se tratar.

- Sífilis = Inicialmente surge uma lesão no local onde ocorreu o contato com a bactéria causadora. Os sintomas podem desaparecer espontaneamente, dando a impressão de cura. Porém, se não tratada, a doença pode progredir e causar complicações nos ossos, coração e no sistema nervoso. Alguns sintomas são: verrugas no ânus, feridas na boca, ínguas no corpo, febre e dores nas juntas, queda de cabelos e lesões avermelhadas na pele. A sífilis tem cura.

- Gonorréia = Há secreção espessa de cor amarelo-esverdeada, e normalmente é acompanhada de ardor para urinar ou coceira. Em ambos os sexos, a infecção pode se propagar internamente e causar esterilidade. Pode haver conjuntivite purulenta. A gonorréia tem cura.

- Herpes = Pode ser genital ou labial. Esta doença não tem cura, mas tem tratamento. Os sintomas aparecem quando o organismo está debilitado em seu estado físico-emocional, como estresse, queda de resistência, fadiga e desaparecem depois de algum tempo. São pequenas bolhas cheias de líquido sobre uma área avermelhada, no local onde ocorreu o contato. Podem causar, coceira, ardor e dor.

- Candidíase = Causada por um fungo. Na mulher gera coceira com corrimento esbranquiçado, viscoso, com aspecto semelhante ao leite coalhado. No homem gera inflamação da uretra e irritação do pênis. Os sintomas manifestam-se com queda da resistência e uso de roupas apertadas e pouco ventiladas.

- Tricomoníase = Causada por uma bactéria. Há corrimento amarelado e malcheiroso, irritação da vulva e gera necessidade de urinar pequenos volumes com grande frequência.

- HPV = Existem mais de 70 tipos de HPV. A doença se manisfesta em forma de verrugas conhecidas como condiloma acumulado. Na mulher, os locais onde as lesões aparecem são: vulva, vagina, colo do útero e no ânus. No homem, aparecem no pênis e no ânus. As verrugas não coçam, não doem e seu crescimento é lento, por isso muitas vezes a doença evolui durante anos sem ser percebida. 

- Hepatite B = Transmitida através do sangue infectado e pelo contato sexual. O vírus já foi encontrado no sêmen, na saliva e na secreção vaginal, porém a saliva não tem o poder de contaminação. Atualmente já existe vacina para a hepatite B.

- Hepatite C = Transmitida pelo sangue, agulhas contaminadas e via sexual. A principal característica é o desenvolvimento de doença crônica de fígado.

- AIDS e HIV = Transmissão por via sanguínea, sexual, amamentação e durante a gestação e parto. Nas relações sexuais com penetração anal e/ou vaginal podem ocorrer microlesões com microssangramentos que abrem uma porta de entrada do HIV na corrente sanguínea. 
Sexo anal: existe maior risco de transmissão pois a mucosa do ânus é muito frágil, e se fere com mais facilidade.
Sexo vaginal: existe risco de transmissão um pouco menor que o anal pela mucosa ser mais resistente que a anal.
Sexo oral: existe menor possibilidade de transmissão do que nas relações sexuais com penetração. Deve-se evitar contato com sêmen.
É importante alertar que uma só relação sexual que se realiza sem precaução pode ser suficiente para provocas transmissão do HIV. O exame pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde.
Quadro clínico: Febre persistente, emagrecimento, aumento de gânglios, diarréia frequente, pneumonias de repetição, tuberculose, infecções neurológicas, infecções virais e tumores. Nenhum doente apresenta todos eles ao mesmo tempo.
PEGA: Transas sem camisinha (oral, anal e vaginal), compartilhar seringas e agulhas, transfusões, durante gravidez, parto e amamentação.
NÃO PEGA: Abraço, aperto de mão, carinhos, beijo na boca, masturbação a dois, suor, lágrimas, saliva, espirro, alimentos, pratos, copos, talheres, xícaras, roupas, bebedouro público, banheiros, chuveiro, contato com dinheiro, lugares públicos, piscinas e saunas, esportes coletivos, local de trabalho, uso de telefone, consultas médicas, contato com animais e picada de inseto. 



FONTE: Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário