O Gecopros

O grupo de Estudos sobre Corporalidade e Promoção da Saúde (Gecopros) tem por finalidade promover estudos e pesquisas no campo das interações humanas no que se refere à Corporalidade e a produção de subjetividades, envolvendo as questões do corpo, gênero e sexualidades. Compreende questões relacionadas ao universo do corpo como: desenvolvimento corporal e psicoafetivo, comportamento sexual, violência e as variadas formas de exclusão social, que serão tematizadas como expressões das vulnerabilidades individual, social e programática. O grupo tem por objetivos: promover pesquisa-intervenção; contribuir com as políticas públicas voltadas à saúde sexual, à igualdade de gênero e direitos sexuais; contribuir com a informação e formação de estudantes e profissionais das áreas da saúde e educação sobre a temática; desenvolver estudos que possam reverter em novas práticas de ensino, intervenção e gerar conhecimento. Os eixos das investigações realizadas pelo grupo são: 
(1) o desenvolvimento e a saúde do corpo;
(2) o corpo e a produção de subjetividades;
(3) representações do corpo, gênero e sexualidades;
(4) diversidade sexual e saúde;
(5) adolescentes e jovens em situação de violência e vulnerabilidade;
(6) metodologias de intervenção coletiva e processos de educação para sexualidade.



LINHAS DE PESQUISA

Programa de Pós-graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência.
Linha - A INTEGRIDADE FÍSICA, EMOCIONAL E INTELECTUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Nesta linha de pesquisa, os mestrandos receberão formação e orientação metodológica para abordar o complexo tema dos déficits físicos, emocionais, intelectuais e sociais que manifestamente interferem na vida escolar de crianças e adolescentes. A linha abrigará projetos e estudos relacionados à desestabilização do quotidiano de crianças, adolescentes, professores e familiares motivados pela perda severa de segurança emocional e intelectual. Neste particular, serão desenvolvidos projetos interessados na investigação das consequências do uso e do abuso de drogas e também dos danos provocados pela sujeição da criança e do adolescente às violências física, simbólica, sexual e moral.
           

Programa de Pós-graduação Enfermagem
Linha - CUIDADO EM ENFERMAGEM E SAÚDE NA DIMENSÃO COLETIVA.

Inclui pesquisas que tem como objeto de investigação a saúde como fenômeno social de interesse público, por meio do diálogo entre as ciências humanas e da saúde. Compreende pesquisas direcionadas ao cuidado prestado a indivíduos nos grupos sociais, na dimensão do campo do saber e práticas da saúde coletiva. Entende a saúde como um fenômeno social, de interesse público, no qual há indissociabilidade entre a clínica, a epidemiologia e as ciências humanas e sociais.

Eixo Temático: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS A ENFERMAGEM E SAÚDE. Descrição: Utiliza teorias do campo das ciências humanas e sociais para compreender fenômenos relacionados à subjetividade humana e/ou relações sociais, considerando os aspectos simbólicos e imaginários da diversidade e identidade humanas, a cidadania e a inclusão/ exclusão social, a saúde-doença-cuidado e suas interpretações. Resgata pensadores clássicos refletindo sobre a produção do conhecimento contemporâneo, suas tendências e objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário