terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Liberdade religiosa x direitos reprodutivos nos EUA: a maioria se faz ouvir

A cúpula da Igreja Católica declarou guerra ao presidente dos Estados Unidos em função de uma norma elaborada na área da saúde. Barack Obama está sendo pressionado para reverter uma regulamentação de saúde que exige que as universidades e hospitais católicos, como todos os empregadores, forneçam anticoncepcionais às mulheres que tenham cobertura médica através de seus planos de saúde. O artigo é de AmyGoodman.

A cúpula da Igreja Católica lançou o equivalente a uma guerra santa contra o presidente Obama. O arcebispo Timothy Dolan fez um chamado aos membros da Igreja para que digam "a seus líderes eleitos que querem o restabelecimento do direito à liberdade religiosa e de consciência e que querem a anulação da normativa sobre a anticoncepção". Obama está sendo pressionado para reverter uma regulamentação de saúde que exige que as universidades e hospitais católicos, como todos os empregadores, forneçam anticoncepcionais às mulheres que tenham cobertura médica através de seus planos de saúde.

Bill Donohue, da Liga Católica, afirmou: “Vamos combater isto com processos, com decisões judiciais e, por que não, talvez também nas ruas”. Depois que a fundação Susan G. Komen Race for the Cure reverteu sua decisão de suspender o financiamento à organização de planejamento familiar Planned Parenthood após as críticas recebidas, o governo de Obama deveria ouvir a maioria dos estadunidenses: os Estados Unidos, inclusive os católicos, apóiam fortemente os direitos reprodutivos.

Rick Santorum captou a atenção dos meios de comunicação esta semana após sua vitória em três estados. Exatamente uma semana antes das eleições primárias, no dia 31 de janeiro, a Associated Press divulgou a noticia de que a fundação Susan G. Komen Race for the Cure, uma organização dedicada à prevenção do câncer de mama que conta com fundos de dois bilhões dólares anuais, havia adotado políticas tendentes a negar financiamento às clínicas que formam parte do programa Planned Parenthood para realizar pesquisas vinculadas ao câncer de mama, em particular a mulheres que carecem de seguro de saúde.

Uma das principais responsáveis da decisão foi a nova vice-presidenta da Komen, Karen Handel, cuja campanha como candidata a governadora da Geórgia em 2010 incluía em sua plataforma política a retirada do financiamento a Planned Parenthood. As reações não demoraram a chegar: foram amplas e implacáveis. No dia 3 de fevereiro a Komen reverteu sua decisão e no dia 7 de fevereiro Handel renunciou à Komen.

A isto se somou a noticia de que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos fez pública uma regulamentação que exige dos planos de seguro de saúde oferecidos pelos empregadores que forneçam métodos anticoncepcionais. Esta decisão intensificou ainda mais a polêmica. Para completar, no dia das eleições primárias, o Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos revogou a controversa Proposição oito, que proibia os matrimônios entre pessoas do mesmo sexo no estado da Califórnia.

Para Santorum, que enfrenta Mitt Romney nas primárias, foi a “melhor de três”. Como católico conservador e pai de sete filhos, Santorum trava há longa data uma guerra cultural que se centra no casamento, o aborto e o sexo. Inclusive chegou a comparar em uma ocasião a homossexualidade com a selvageria.

Segundo o independente Guttmacher Institute, que estuda temas relacionados com a saúde reprodutiva em nível mundial, nos Estados Unidos “de todas as mulheres que mantiveram relações sexuais, 99% utilizou um método anticoncepcional alternativo ao planejamento familiar natural. Esta cifra permanece praticamente invariável no caso das mulheres católicas (98%)”. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Público de Pesquisa Religiosa, 58% dos católicos considera que os empregadores deveriam oferecer planos de assistência de saúde a seus empregados que incluam a cobertura de métodos anticoncepcionais.

Os ativistas católicos que reconhecem o amplo uso da anticoncepção entre seus fiéis apesar da proibição oficial sugerem que as mulheres podem aceder aos métodos preventivos “em qualquer outro lugar”. E se não podem pagar? Loretta Ross, coordenadora nacional do SisterSong, Coletivo pela Justiça Reprodutiva das Mulheres de Cor, me disse: “Esta norma realmente permite que as mulheres de baixa renda que dependem da assistência de saúde tenham aceso ao controle de natalidade, as mulheres negras, em particular. E também é preciso assinalar que a liberdade de religião também implica liberdade da religião e se alguém não quer usar métodos anticonceptivos, não está obrigado a comprar nem a usar. Mas não impeça o acesso a outras mulheres que querem utilizar e que não podem pagar por eles”.

Uma solução possível ao debate vem de um lugar inesperado. Michael Brendan Dougherty, comentarista católico, estava na igreja há duas semanas quando escutou o padre ler a carta do Arcebispo Dolan que incentiva os católicos a se oporem ao presidente. Dougherty, que apóia a oposição da igreja à regulamentação sobre anticoncepção, me disse que um sistema de saúde de pagador único resolveria o problema: “Resolveria este problema da consciência em particular, como aconteceu na Europa. Os arcebispos não gostam que o governo subvencione o aborto nem a anticoncepção, mas não estão completamente enfurecidos porque não lhes pedem que cooperem formalmente com coisas que consideram pecaminosas”.

Loretta Ross está de acordo com a implementação de um sistema de saúde de pagador único, mas também lançou uma advertência: “Não se metam em nossos dormitórios, saiam desta conversa com a que tentam simplesmente esconder sua guerra contra as mulheres, primeiro com toda esta retórica sobre a liberdade religiosa e o cuidado do embrião, mas não somente, já que agora o ataque contra a anticoncepção também sustenta que se está atacando o bebê que ainda não foi concebido... Não vamos ficar de braços cruzados. E como demonstrou a luta contra a Fundação Komen, somos uma força que tem suas armas. E vamos trabalhar para fortalecer a postura do Presidente Obama de apoiar o acesso aos métodos anticoncepcionais”.

(*) Denis Moynihan colaborou na produção jornalística desta coluna.
Tradução: Libório Junior
FONTE: http://cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19603

Nenhum comentário:

Postar um comentário